segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ARTIGOS DE HIGIENE PARA O RECÉM-NASCIDO

Esta é a lista do que considero serem os produtos de higiene essenciais para o recém-nascido:

- Fraldas descartáveis
- Cesto para artigos higiene (opcional mas prático e um elementos decorativo giro)
- Creme barreira (protetor rabinho)
- Pomada com vitamina  A ou óxido de zinco (curar rabinho)
- Creme lavante
- Creme corpo hidratante
- Água com cheiro
- Óleo de amêndoas doces
- Álcool a 70º
- Compressas de tecido não tecido
- Compressas esterilizadas
- toalhetes descartáveis
- Resguardos descartáveis
- Pente / escova
- Tesoura de pontas redondas / corta unhas e lima
- Termómetro de banho + termómetro de temperatura corporal
- Soro fisiológico em unidoses
- Banheira
 
Algumas considerações:

Geralmente no hospital disponibilizam uma série de artigos e no final podem trazer o que sobrar para casa, por isso alguns produtos, como o óleo de amêndoas doces ou o álcool a 70 graus (que sobram de certeza) podem evitar comprar antes do bebé nascer.

Em relação ao creme lavante, creme hidratante, água de cheiro e creme protetor do rabinho, muitas marcas dispõem de um kit maternidade, feito com miniaturas. Para mim é este kit que devem comprar porque não têm a certeza se a pele do bebé se vai adaptar àquela determinada marca e escusam de estar a investir numa catrefada de coisas que depois não serve. Como estas miniaturas ainda duram algum tempo, se gostarem, depois, com calma, mandam os pais comprar os frascos grandes.
 






Se optarem pela Uriage não se esqueçam de guardar os códigos de barras dos produtos e pedir um cartão cliente na farmácia. Quando tiverem 6 códigos enviem para a morada do cartão e a Uriage oferece-vos um produto à escolha. Funciona mesmo!

Não sei se repararam que o champô não faz parte da minha lista. Passo a explicar, o creme lavante também dá para o cabelo e no início é mais que suficiente mesmo para os cabeludos. Fiquem descansadas que depois vão perceber quando é que o creme lavante já não é suficiente e que está na hora de investir no champô.
 
O creme para curar as assaduras, acho que só deve ser comprado quando se depararem com o primeiro problema, porque a opção da marca e constituição do produto poderá variar conforme a causa da assadura.

As compressas de tecido não tecido 10x10cm é daqueles artigos que podem fazer stock porque são multifunções e vão usar muito (dar banho, limpar o rabinho, lavar a cara e mãos, limpar ouvidos, etc.). As compressas esterilizadas também são muito úteis no início para desinfetar o cordão umbilical e limpar os olhos.

Apesar dos toalhetes não serem muito aconselhados (ver aqui), convém comprar 1 ou 2 pacotes para quando saem de casa ou para os cocós mais difíceis.

Vão perceber que o soro em unidoses tem bastante uso, seja para limpar os olhos, umbigo, nariz, etc., por isso também podem comprar antes do bebé nascer.
 





Um artigo também muito prático que devem comprar para usar em casa, são os resguardos descartáveis. Existem vários tamanhos mas para mim o melhor é o 60x90. Podem comprar 1 pacote no supermercado (na farmácia custam o dobro) que vos dura bastante tempo.

Em princípio, não é necessário levar para a maternidade soro, compressas, toalhetes e resguardos mas não há como consultar a lista de artigos que cada hospital pede.

E o stock de fraldas? Para a maternidade em princípio não será necessário levar porque eles fornecem mas convêm ter algum stock em casa porque vão precisar de muitas. Acho que o ideal e para começar, é terem 2 pacotes tamanho 1 (2,5kg até 5kg) e um pacote grande tamanho 2 (3kg até 6kg). Se o bebé nascer com um peso médio, as fraldas 1 devem dar até o cordão umbilical cair e depois passam logo para o 2.

Existem na farmácia umas fraldas próprias para recém-nascido com um buraco para o coto umbilical mas são bastante caras e acho que não se justifica. Usam as fraldas tamanho 1 e fazem uma dobra à frente de modo ao cordão ficar de fora.

Se tiverem muito espaço para guardar fraldas e quiserem aproveitar as promoções dos supermercados, então façam stock do tamanho 3 (4kg a 10kg) porque vão usar durante muito tempo. No entanto, acho que só devem pensar nisso depois do bebé nascer para terem a certeza que não faz reação alérgica à marca das fraldas que escolheram.

Se optarem por fraldas reutilizáveis, esqueçam tudo o que disse e vejam aqui como funcionam.

O que também podem comprar antes do bebé nascer e estes sim, devem levar para o hospital, são a lima, corta unhas e tesoura de pontas redondas e a escova de pelos macios e o pente (se o bebé for careca não vão usar, como é obvio, mas como antes de nascer não sabem, mais vale irem prevenidos).
 
Em relação às unhas da Sofia, confesso que nos primeiros dias tinha um medo enorme de lhe arrancar meio dedo juntamente com a unha, então só usava a lima. Quando me senti mais confiante (e a lima também já não era suficiente), passei a usar a tesoura (com o corta unhas nunca me ajeitei).
 
Mas, entretanto descobri uns produtos novos que permitem ajudar nesta tarefa horrível para os pais e estou com vontade de comprar para o “baguinho”. Vendem-se online e parecem ser espetaculares. O primeiro é da First Years e é um corta unhas normal mas com lupa e o outro é da Zo-li e é uma lima muito suave e com uma dimensão pouco maior que uma unha.
O que não vale mesmo a pena comprar?

Nas lojas podem-vos tentar vender 2 artigos que são um erro completo e nunca se usam, são eles os cotonetes para bebé e uma esponja para o banho. E porquê? Porque o interior dos ouvidos dos bebés nunca deve ser limpo e para a parte exterior basta usarem uma compressa dobrada. Para o umbigo, os cotonetes também são desaconselhados e devem usar uma compressa embebida em álcool.

Já a esponja do banho, mesmo sendo natural, fica sempre molhada depois de usada tornando-se num centro de germes, por isso também é de riscar da lista (ou dão banho com uma compressa ou com a mão).

Também são capazes de vos querer vender um aspirador nasal mas na minha opinião só devem comprar quando e se fizer realmente falta. Com a Sofia comprámos um que usámos 2 vezes, primeiro não lhe cabia no nariz, de tão pequenina que ela era e depois quando começou a servir ela já se mexia tanto que era impossível mantê-lo na narina. Para nós a solução, para não haver narizes entupidos, foi colocar sempre soro fisiológico (atenção que o soro deve ser colocado com o bebé sentado para não ir água para os ouvidos).

Como há muita variedade de termómetros e banheiras, falarei noutro post das várias opções disponíveis e mostrarei as vantagens e desvantagens de cada uma.

Espero que estas indicações vos tenham sido úteis e tenham tirado notas!

1 comentário:

  1. Bom dia, os senhores poderiam ceder "uma" imagem do bebe para uma Campanha contra o desaparecimento de crianças.
    Grata
    Cristiane

    ResponderEliminar