domingo, 1 de dezembro de 2013

FRALDAS REUTILIZÁVEIS SIM OU NÃO?


Este tem sido um assunto do qual ando a refletir há algum tempo.

Quando a Sofia nasceu nem sequer pensei nessa possibilidade mas agora com a chegada de um novo membro, começo a refletir seriamente se quero ser a culpada por 2 toneladas de resíduos não recicláveis que demoram 500 anos a decompor-se (em média em 2 anos um bebé gasta uma quantidade de fraldas equivalente a uma tonelada de resíduos).


Dito isto, tenho andado a fazer uma pesquisa para perceber como funcionam e quais as vantagens, para além do impacto ambiental, e as desvantagens deste tipo de fraldas.


Começando pelos aspetos práticos:


É claro que a utilização das fraldas reutilizáveis não é tão simples como a das fraldas descartáveis, no entanto, também já não têm nada a ver com as fraldas de pano que nós usávamos quando eramos bebés. O sistema está bastante modernizado e até é bastante simples de usar, como podem ver neste vídeo.




Existem vários modelos disponíveis no mercado:

- fraldas de 2 peças, compostas por uma parte absorvente (fralda de pano) e uma parte impermeável (capa exterior);

- fraldas tudo em 1, com um funcionamento similar aos das fraldas descartáveis;
- fraldas de bolso, constituídas por um bolso interior onde são colocados um ou mais absorventes para aumentar o grau de absorção da fralda (é o modelo do vídeo);
- fraldas de treino, são fraldas cueca e são as ideais para utilizar quando se começa o desfralde.

Em relação ao impacto na saúde do bebé, está provado que as fraldas descartáveis usam demasiados químicos no seu fabrico que poderão vir a prejudiciais a longo prazo (infertilidade, doenças hepáticas e de pele, etc.). Já a curto prazo, como este tipo de fraldas absorve toda a humidade, incluindo a humidade natural do bebé, provocam maior predisposição para dermatites e eritemas da fralda.


Em contrapartida, as fraldas reutilizáveis, por serem geralmente fabricadas com fibras naturais (bambu, algodão orgânico, cânhamo, etc.), são hipoalergénicas e antifúngicas, permitindo que a pele do bebé respire, mantendo-a sempre seca.


Os custos iniciais das fraldas de pano são claramente maiores do que o das fraldas descartáveis, porque no mínimo é necessário comprar 18 fraldas para garantir um sistema eficaz de uso. No entanto, os custos posteriores resumem-se aos custos associados à sua lavagem e à compra dos papéis biodegradáveis que se colocam no interior das fraldas e que se deitam fora se estiverem sujos com cocó (no caso da fralda só ter xixi, podem ser lavados e reutilizados).


Falando de valores, o preço médio de uma fralda descartável é 0.18 euros, multiplicando por 7200 fraldas (número médio de fraldas que o bebé usa até ao desfralde), dá um investimento de 1300 euros. Já o preço de uma fralda reutilizável ronda os 18 euros o que representa um custo de 320 euros. Os especialistas apontam ainda que a poupança pode ser maior, ao usar as fraldas em 2 ou 3 irmãos.


Até aqui tudo impecável e a favor das fraldas de pano mas e a grande desvantagem?


Pois, estas fraldas dão mais trabalho e têm que ser lavadas. Para isso, é necessário ter alguns cuidados específicos:


- Antes da primeira utilização e para aumentar o nível de absorção, é necessário lavá-las 1 vez se forem de microfibra ou algodão, ou 3 a 8 vezes se forem de bambu ou cânhamo.

- É importante fechar todos os velcros para garantir que as fraldas não se colam umas às outras e desapertar as molas.
- Deve ser utilizado um detergente próprio para bebé e nunca deve ser utilizado amaciador porque diminui a capacidade de absorção dos tecidos. Em alternativa, pode-se usar, de tempos a tempos, um pouco de vinagre, para ajudar a suavizar os tecidos.
- Para as nódoas difíceis, está proibido o uso de lixivias e como alternativa pode-se usar um branqueador natural.
- O uso de secador de roupa é desaconselhado e devem ser secas ao sol.

Outra desvantagem, é que a maioria das creches ainda não aceita que se leve este tipo de fraldas.


Bem, foi isto que apurei e que dá que pensar, dá. Agora cabe a cada um tomar uma decisão.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo tema! e por experiência falo, não é de todo complicado usar fraldas reutilizáveis. Não uso amaciador e nem sinto falta dele, uso detergente em pó do mais banal que possa imaginar. Uso de quando em vez lixívia na lavagem (sem problemas), vinagre nunca usei. Bom era conseguir secá las sempre ao sol :) mas o Inverno não deixa ;) e não há nisso problema nenhum, não uso máquina de secar porque não tenho mas uso a lareira e o aquecedor a óleo para as secar mais rápido. As creches, pasme se, mas aceitam bem, até agora não lembro duma creche que tenha dito um grande NÃO.
    Mais de um ano de uso e nada arrependida :) beijinhos

    ResponderEliminar