segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ARTIGOS PARA O RECÉM-NASCIDO - ALIMENTAÇÃO

Voltando ao tema das listas para o recém-nascido que tenho vindo a publicar e podem ver aqui, aqui, aqui e aqui, hoje deixo a minha lista as compras para o recém-nascido, relacionada com a alimentação.
 
Alimentação do bebé
 
- 2 Chupetas diferentes c/ caixa (levar para a maternidade)
- 1 Biberão
- 1 Biberão para água
- 1 Aquecedor de biberões
- 1 Esterilizador de biberões
- 1 Escovilhão para lavar biberões
- 1 Garrafa térmica para água
- 1 Caixa para levar as doses de leite nas saídas
- 1 Almofada amamentação
- 1 Bomba para tirar leite
 
Algumas considerações:
 
Mesmo que há partida pensem que só vão dar de mamar, na minha opinião devem ter pelo menos 1 biberão, não vá ser necessário mais cedo do que pensam. Se não for preciso para o leite artificial, tanto melhor e podem usá-lo para a água quando o bebé iniciar os sólidos.
 
Para breve vou-vos mostrar algumas alternativas menos vulgares de biberões mas para já posso-vos dizer que a nossa escolha foram os biberões Dr. Brown’s (que possuem um sistema anticólicas) e estamos radiantes.
 
Se pensam dar de mamar em exclusivo, os produtos relacionados com os biberões e com o leite de fórmula, como, o aquecedor, o esterilizador, a garrafa térmica, a caixa para levarem doses de leite e o escovilhão, podem ser comprados depois do bebé nascer. Mesmo assim, na minha opinião, devem fazer previamente, um estudo de mercado e escolher as melhores opções. Quando for necessário, “passam” a lista das compras aos papás e eles compram tudo conforme as vossas preferências.
 
Em relação a estes produtos, cá em casa, como a Sofia começou a beber suplemento logo na maternidade, usámos e continuamos a usar, passados 14 meses, tudo, exceto o aquecedor de biberões porque nunca me ajeitei com aquilo.
 
A almofada de amamentação foi uma das últimas compras que fiz antes de a Sofia nascer mas deu-me um “jeitão” para lhe dar de mamar e em grávida para apoiar as costas. Nunca a usei para dormir porque a minha barriga era muito pequena mas sei que também pode ser muito útil nesses casos.
 
Para terminar, a bomba de leite.
 
A história cá em casa foi a seguinte: como não sabia se ia ter leite suficiente ou não, não comprei bomba antes da baby nascer. Quando viemos para casa percebi que tinha sido um erro e que ia precisar logo (o leite tinha subido e tinha que tirar o excesso). Então pedi ao papi da Sofia para me ir comprar uma. Como não tinha feito nenhum estudo sobre o assunto e o papi quer sempre o melhor, comprou a que recomendaram na farmácia, a Swing da Medela sem olhar ao preço. Chegou a casa todo contente e fartei-lhe de dar nas “orelhas” porque tinha gasto um dinheirão numa coisa que não sabia se ia usar muito ou não.


 
Bem resumindo, abençoado homem que resolveu investir naquele momento porque a bomba foi a minha melhor amiga durante bastante tempo. Primeiro servia para tirar o excesso de leite, cerca de 1 mês depois do nascimento, resolvi que durante a noite não me apetecia dar de mamar, então dava o leite que tirava no biberão. Mais tarde por volta dos 3,5 meses a Sofia deixou de agarrar bem na mama, então tirava e dava o leite no biberão, e assim andámos até aos 7,5 meses (com dias a tirar 400ml).
 
Por isso, se pensam dar de mamar por um tempo prolongado e/ou criar um banco de leite para quando regressarem ao trabalho, acho que a compra de um a bomba elétrica é um excelente investimento. Caso não queiram gastar o dinheiro podem alugar uma. Um dos sítios mais conhecidos é a Geofar, onde pagam um valor mensal do aluguer e ao fim de 6 meses ficam com a bomba. Se quiserem comprar a bomba mais cedo, o valor que já pagaram é descontado no valor da venda. Parece uma excelente opção, não?





 

Sem comentários:

Enviar um comentário