quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

COMO ORGANIZAR UMA FESTA INFANTIL POUPANDO ALGUM DINHEIRO

Como adoro decoração e festas, uma das rubricas recorrentes do blog, está relacionada com este tema. Geralmente, mostro-vos festas espetaculares, verdadeiras fontes de inspiração, cheias de glamour e com pormenores deliciosos (porque sonhar está ao alcance de todos) mas será possível organizar a festa de aniversário da nossa criança sem irmos à falência?
 
Foi nisso que andei a refletir aqui há uns tempos quando organizei a festa de aniversário da Sofia. Nessa altura, pensei no tipo de festa que pretendia e fiz uma lista com alguns truques e ideias para poupar ligeiramente.
 
1.       Planear tudo com calma e tempo para que possamos comparar orçamentos, pesquisar alternativas, ter ideias novas, etc.
 
Acho que começar uns 3 meses antes, por estabelecer o orçamento global da festa, pensar na data e hora, pesquisar os temas possíveis e fazer a lista dos convidados, será o ideal.
 
2.       Decidir o local da festa. O mais económico à partida será fazer em casa mas dá mais trabalho. Contratar um catering para casa, pode ser uma alternativa para quem não quer perder tempo na cozinha mas já vai ficar um pouco mais dispendioso, se bem que se poupa no aluguer do espaço. Fazer num restaurante? Sempre sai um pouco mais económico do que num espaço especifico para esse fim mas corremos o risco de estarem outras pessoas sem ser da festa no mesmo espaço. Será que nos importamos?
 
Parece-me que é sobre estas questões que se deve refletir para se ter um ponto de partida. E como a decisão não pode ficar pendente muito tempo, pelo menos 3 meses antes, convém começar a pesquisar as alternativas. No nosso caso, decidi que queria uma festa bem simples, apenas um lanche em nossa casa, com os nossos amigos mais próximos.
 
3.       Também 3 meses antes, convém decidir se vai haver fotógrafo e animação da festa (decisões que têm um peso enorme no orçamento).
 
4.       Convites, decoração da festa e lembranças para os convidados. Muitos destes elementos podem ser feitos em casa com tempo (o ideal é comprar o material e começar a sua execução 1 mês antes). Se não quiserem desenhar vocês do zero, há vários sites com pdf para convites, bandeirolas, tops de cupcakes, cartões de comida, etc. e alguns são gratuitos.
 
5.       Os convites podem ser enviados online. Aí já se poupa uma “pipa de massa” no correio e na impressão dos mesmos. 1 mês antes acho que é o ideal para esta tarefa.

6.       Em relação aos timings, se optarem por fazer a festa em casa, cerca de 2 semanas antes devem fazer a lista das compras, caso optem por um catering, cerca de 1 mês antes devem escolher o menu e fazer a encomenda.
 
7.       Há algumas ideias simples e que geralmente os miúdos adoram, para compor a mesa, caso a festa seja em casa ou se o catering não incluir todas as “delícias”, como por exemplo:
 
Colocar algumas guloseimas como pipocas e gomas em sacos e/ou pacotinhos de papel com o tema da festa, embrulhar rebuçados ou bombons em tecido, fazer pops de oreos (ver aqui) ou de marshmalows, comprar garrafinhas de água, encher com sumo ou leite e colocar um rótulo com o tema da festa, fazer os próprios cupcakes ou decorá-los com uma fita ou copo com o tema da festa, colocar um rótulo com o tema da festa nos boiões vazios de comida de bebé e enchê-los com m&m ou rebuçados, etc.
 
8.       O bolo, se tiverem jeito para a cozinha também o podem fazer. Podem optar por um bolo mais simples e decorar com o nome do bebé no topo, por exemplo.

Se quiserem um bolo mais elaborado com decorações em pasta de açucar, há um mundo de sites e páginas do facebook com bolos lindos onde pode pedir orçamentos e ver qual o que melhor se encaixa no plano.
 
9.       Caso optem por estas ideias convém 3 dias antes fazerem as compras de tudo o que for necessário de comidas e bebidas.
 
10.   Se a festa for em casa ou se alugarem o espaço sem decoração incluída, podem:
 
Criar alturas diferentes na mesa, para que o impacto seja mais atrativo. Para isso pode usar caixas de acrílico, pratos de bolos com pé, colocar copos sobre bandejas, etc. (podem ver aqui como fiz no aniversário da Sofia).
 
Reciclar caixas, vidros, latas, etc. que pode forrar com tecidos ou papeis com o tema da festa, dando-lhes um aspeto novo e criando elementos decorativos.
 
Criar um espaço para as crianças com os brinquedos dos vossos filhos.
 
Neste caso também é recomendado começar a testar as decorações 3 dias antes.
 
No dia anterior à festa, devem colocar todos os elementos decorativos, confirmar se a bateria da máquina fotográfica está carregada, comprar as flores e preparar toda a comida que puder ser feita de véspera.
 
Com estas ajudas, no próprio dia, é acabar tudo, fotografar a mesa antes dos convidados chegarem e divertirem-se!

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário