quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ENTREVISTA - ERA UMA VEZ UMA ERVILHA

A minha convidada de hoje é a Daniela (mais conhecida da blogoesfera como Batata Frita), uma mãe cheia de talento que criou uma marca de produtos para bebés, com um conceito inovador e com um nome delicioso, a "Era uma vez uma ervilha". Espero que gostem.

Como surgiu e qual o conceito da “Era uma vez uma ervilha”?

 A Era Uma Vez Uma Ervilha começou por ser um blogue.

Durante a gravidez eu lia coisas interessantes na net, sobre gravidez e bebés, alguns tutorias úteis para o futuro, etc. e queria ter acesso a esta informação sempre que precisasse. Como claramente não confiava na minha organização, muito menos na minha memória, resolvi guardar tudo no blogger. Entretanto conheci um grupo de Mães no facebook e muitas das dúvidas que tinham estavam respondidas nos artigos que guardava. Resolvi então, publicar o blogue com o objetivo de ser um bloco de apontamentos para Mães, ecológico por ser virtual.

Sempre gostei de artes no geral, estudei arquitetura e a costura corre nas veias. As minhas avós costuravam maravilhosamente bem e eu cresci no meio dos dedais, dos botões, etc..

Quando engravidamos, o nosso cérebro engravida também e nascem ideias, mais ideias, queremos ter tudo e do melhor que há. Fiz dezenas de desenhos para o quarto da Catarina, salvei outras dezenas de fotos, passei horas a procurar material. Queria que o quarto fosse só dela, especial. Esse foi o primeiro projeto da Ervilha, ainda sem saber. Confesso que sou esquisita com modas e odeio bonecada (nunca percebi porque é que tudo o que é para bebé tem de ter borboletas ou ursinhos..) e assim que percebi que podia fazer eu, tudo ao meu gosto, pus mãos à obra. Sempre tive vontade de aprender e de experimentar fazer eu própria algumas coisas, mas a preguiça era muita, o tempo era pouco.

Agora com a quantidade e qualidade dos tutoriais e vídeos existentes na net, qualquer pessoa pode aventurar-se no que quer que seja. E foi o que eu fiz. Fiz o quarto (com a ajuda da família), depois uns babetes, um sling e ia postando, orgulhosa, as fotos das minhas obras de arte e quando dei por mim, tinha algumas amigas mães do tal grupo de facebook a pedirem-me que fizesse para elas e a darem-me a maior força para me aventurar neste projeto. Elas foram essenciais, metade da coragem veio delas.

Ter um bebé mini mini e resolver começar a costurar, é de loucos, mas adorei! A minha sogra quis ajudar-me, a Catarina tinha pouco mais de um mês na altura e fomos fazendo algumas coisas. Depois lembrámo-nos de fazer os panamás e as toalhas de praia para o Verão e foi aí que passámos a levar a Era Uma Vez Uma Ervilha mais a sério.

E foi assim que um bloco de notas se transformou numa marca.

Qual o segredo por detrás do nome "Era uma vez uma ervilha"?

O nome. Eu adoro este nome! (modéstia à parte) Tem tudo a ver comigo. Quando publiquei o blogue, tive de escolher um nome - queria que fosse algo que remetesse para as crianças, de uma forma romântica e sonhadora, mas também (e essencialmente) divertida. Sem lamechice nem folhos, nem borboletas nem ursinhos. Já tinha outro blogue com referência ao País das Maravilhas, então surgiu o Era Uma Vez. Era Uma Vez o quê? A Catarina? Um feijão? Uma Ervilha! Uma mini bolinha verdinha e saborosa. Gostei da imagem, do som das palavras! Era Uma Vez Uma Ervilha. A minha ervilhita lá crescia na minha barriga e na minha cabeça, pronta para começar a contar sua história. E ficou, fez tlim tlim no meu cérebro de grávida e fez-me sorrir. Se me fez sorrir, é porque era perfeito.

 Qual a(s) peça(s) que gostas mais de fazer?

Gosto de fazer praticamente tudo! Mas adoro fazer combinados. Adorava voltar a fazer um quarto, colcha, protetor, lençóis, almofadas, cortinados, pormenores. Fazer um projeto de decoração e ir ao encontro dos desejos dos clientes dá-me um gozo fenomenal! Gosto muito de fazer os bonecos também. Parece que cada um deles ganha uma personalidade própria!

E o que tem mais procura?

Não sei se consigo destacar um outro item, os conjuntos babete+prende chucha saem bem, as toalhas de praia e os panamás de Verão também foram muito bem recebidos.

Para a próxima coleção, podemos esperar algumas novidades?

Temos uma lista infindável de novas peças que queremos fazer, mas como trabalhamos mais por encomenda, geralmente são os nossos clientes que nos desafiam e acabam eles por ditar as novidades. Até porque é isso por que queremos ser distinguidas, a possibilidade de criarmos peças exatamente ao gosto e para as necessidades de cada um, como uma costureira à moda antiga. Mas gostava de relevar mais os conjuntos pais+filhos ou entre irmãos, ou porque não cão+crianças? Estou a imaginar as nossas bandanas adaptadas aos canitos, ia ficar delicioso!

A principal novidade que quero destacar é a wish list do bebé. Digamos que é um género de lista de casamento adaptada ao enxoval do bebé. A mãe escolhe à partida os itens e padrões que quer e os amigos entram em contacto connosco e escolhem o que querem oferecer. Assim evitam-se os presentes que não vamos usar, ou repetidos e a mãe sabe que tudo sairá ao seu gosto e exatamente como precisa. Considero que é uma vais valia na organização do enxoval do bebé e dá imenso jeito no chá de bebé por exemplo.

Muitas vezes peço opiniões aos nossos amigos de facebook, peças que gostariam que fizéssemos, ideias novas, críticas ao que está feito, etc.. É muito bom e produtivo receber esse feedback, saber que os likes não só números e que existe interação. Adoro que postem no mural, que enviem fotos das peças, que deem ideias. Fico toda derretida. Podem e devem continuar e encher o nosso mural de fotos e posts!

 Obrigada por tudo. Se quiserem conhecer melhor a "era uma vez uma ervilha" vão a https://www.facebook.com/EraUmaVezUmaErvilha/photos_stream#!/EraUmaVezUmaErvilha?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário