quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ENTREVISTA - MÃE PREMATURA

A nossa entrevista de hoje é com a Ana Santiago, a nossa querida Mãe Prematura da Pico, uma ecológica convicta que nos vai falar essencialmente da sua experiência acerca de fraldas reutilizáveis e amamentação.

Quando surgiu e qual o conceito da tua página "mãe prematura"?

Surgiu mais ou menos quando fez um ano de eu ter engravidado. Decidi que era uma data a comemorar e, como tinha tanta gente a perguntar pela minha maneira diferente de cuidar e educar a Pico, achei que devia partilhar!
 Sei que tens grandes preocupações ambientais e que por isso a Pico usa fraldas recicláveis, como são e como funcionam?
 
"Runs in the family", ou seja, as preocupações ambientais são de família. Ela nasceu prematura e as fraldas reutilizáveis não foram uma opção, nessa altura, porque a Pico tinha menos de 2kg. Mas com os meses a passar via um saco de lixo todos os dias, só com fraldas e pensava: que desperdício. Deve haver solução melhor... Apesar de as amigas mais chegadas terem feito as contas e dito que não compensava, decidi fazer as minhas próprias contas e, tinha a Pico mais ou menos 4 meses, decidimos encomendar fraldas reutilizáveis.
Há várias opções de fraldas e absorventes, mas eu vou falar apenas das que escolhi: Fraldas de bolso, da marca Charlie Banana, tamanho único, de molas, com absorventes de micro fibras.
As fraldas de bolso têm uma abertura que permite inserir os absorventes. São eles que absorvem o xixi, retirando-o do contacto com a pele do bebé. E por ser tudo tecido e tudo natural, evitamos alergias e assaduras que vemos normalmente em fraldas de pano (que apenas "ensopam") ou em fraldas descartáveis (que têm aquele gel aglomerante que é prejudicial).

Depois de colocares o absorvente dentro da fralda, tens uma fralda "normal"! Mas como são para lavar, tens de usar mais alguns acessórios: um saco impermeável num balde com tampa, para casa, e um saco impermeável com fecho, para fora de casa.
Quando mudas a fralda, o cocó deita-se na sanita, o resto vai para o saco, assim como as toalhitas de pano que uso para a limpar.
Usam-se, portanto, tão facilmente como as descartáveis!
E como é feito a limpeza e tratamento deste tipo de fraldas?
 
Eu lavo fraldas dia sim, dia não.
Faço uma lavagem rápida, na máquina, para tirar o excesso de resíduos.
Depois faço uma lavagem a 40 graus, com detergente específico para fraldas.
Ponho a secar normalmente, ao sol. (Também uso máquina, mas é preciso ser com pouco calor, para não estragar os plásticos que impermeabilizam as fraldas).
Uma vez por mês faço um tratamento anti-amónia, para impedir que as fraldas fiquem com cheiro.

Que outros materiais ecológicos usas nos cuidados diários da Pico?

Usamos as toalhitas de pano, que vão a lavar com as fraldas.
Usamos duas, umas com bordado rosa, que são para limpar a cara, o nariz, secar o cabelo.
E usamos umas com bordado azul, que são as da muda da fralda.
Também não usamos babetes descartáveis. São sempre de pano.
Os detergentes, quer da roupa, quer os produtos dela, tentamos que sejam produtos que não prejudiquem o ambiente e sejam facilmente degradados na natureza.
Há coisas que não consegues evitar que sejam descartáveis mas, quando a opção está disponível, geralmente tem o nosso "like"!

Também sei a importância que dás ao leite materno. Com a Pico no colégio e tu com um trabalho a tempo inteiro fora de casa, como é a tua rotina para garantir, após 1 ano, as quantidades de leite diárias que a bebé precisa?
Essa é a pergunta para "um milhão de euros"! :)
Foi muito complicado, não vou negar...
Por volta dos 4 meses comecei a fazer um banco de leite "a sério". Usei uma bomba manual da Tommee Tippee e passei para uma Medela Swing, já eléctrica.
(Para quem precisa só de aliviar o peito, a manual chega. Mas quem precisa de fazer extraccções para um banco de leite, tem mesmo de usar uma electrica, a até uma dupla.)
Ela mamava uma mama, e eu extraía o restante (que eram 5ml, 10ml, 15ml... lembro-me de ficar toda contente por tirar 30ml!), mamada seguinte, mesmo procedimento. Comecei a congelar saquinhos com 50ml, 60ml...

Após algum tempo de treino já tinha saquinhos de 150ml (ela nunca mamou muito mais que isso, num biberão) e lembro-me até de estar a tirar e encher tanto o recipiente que tinha de o trocar, ou seja, tirava mais de 180ml! :)
Actualmente faço poucas extracções, mas concentro-me mais em tê-la à mama.
Fazemos assim: Ela mama de manhã, quando chega do colégio, e antes de dormir. E eu tiro leite de manhã, ao almoço e à noite.
Como ela já tem 13 meses, acho que fiz "um bom trabalho", mas como o leite de vaca e os lacticínios em geral não são opção na família, vamos tentar manter o aleitamento materno mais algum tempo!

Obrigada pelas dicas e explicações. Para seguirem a Pico e a Mãe Prematura vão aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário