segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

QUAL SERÁ A COR DOS OLHOS?

Quando a Sofia nasceu, tal como a maioria dos recém-nascidos, tinha os olhos cinzentos muito claros. Diz-se que são os “olhos de leite” mas na verdade esta cor causada pelo melanócito que é a célula responsável por produzir a melalina (proteína que determina igualmente a cor da pele e dos cabelos). Como o bebé no ventre materno está no escuro, não há produção de melanina e por isso nasce com os olhos claros, depois dependendo da sua produção poderá ficar com os olhos azuis (pouca produção do pigmento), verdes (um pouco mais de produção de melamina) e castanhos (caso a produção seja maior).
 
Esta produção é maior durante os primeiros 6 meses de vida do bebé mas até um ano pode variar.


Sofia aos 2 meses
Claro que a herança genética é determinante e tendo nós os 2 os olhos castanhos muito escuros, os olhos da Sofia foram claros até aos 6 meses e depois começaram a escurecer até ficarem castanhos. Hoje em dia são castanhos mas muito mais claros do que os nossos. Será que vão ficar assim? Pois não sei, mas dizem que a cor é determinada até aos 12 meses e se assim for vão mesmo ficar castanhos acinzentados. E será que o Pedrinho terá olhos castanhos?
 
Para tentar adivinhar fiz um teste muito fácil, baseado na herança genética, onde apenas têm que selecionar a cor dos vossos olhos, as do vosso marido e dos avós. Podem fazer em http://genetics.thetech.org/online-exhibits/what-color-eyes-will-your-children-have

Sem comentários:

Enviar um comentário