segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

DECORAÇÃO - QUAL A COR IDEAL PARA O QUARTO DOS BEBÉS?

Tenho mostrado vários quartos de bebés com diferentes estilos e cores, uns mais em tons pastéis, outros com tons mais vibrantes. Mas até que ponto é que estas opções não são apenas decorativas e influenciam o comportamento do bebé?
 
Bem, os defensores da cromoterapia afirmam que nos primeiros anos de vida a criança não pode ter muitos estímulos visuais no quarto, pois estes podem provocar irritabilidade, dificuldades em dormir e até hiperatividade, quando for mais crescido. Por isso, o quarto deve ter um visual tranquilo e suave, com cores leves, como o azul, verde, lilás, rosa, pêssego e branco.
 
Segue a lista com o significado de cada uma das cores:
 
Azul: é uma cor tranquila, suave, terapêutica, calmante, que alivia a tensão, o medo e as palpitações.
 
Verde: é uma cor pacificadora e considerada perfeita para o bebê.
 
Lilás: é uma cor associada à espiritualidade que ajuda a tratar distúrbios psicológicos e acalma o sistema nervoso.
 
Vermelho: não é uma cor recomendada para decorar o quarto do bebé, pois estimula a visão e pode causar irritabilidade. Deve ser apenas usada nos detalhes.
 
Laranja: tal como o vermelho, é uma cor quente e vibrante. No entanto, um ponto de luz laranja tem um efeito antiespasmódico, ou seja, ajuda a aliviar as cólicas do bebé.
 
Amarelo: se for um tom claro, o amarelo tem um efeito elegante e agradável mas em tons vibrantes, influencia a hiperatividade.
 
Rosa: esta cor estimula as emoções, o amor incondicional e a espiritualidade.

 
Branco: esta cor associada à inocência acalma e tranquiliza a criança, portanto deve estar presente em todas as opções.

1 comentário: